O que levar na mala da maternidade?

Nossa! Chegamos ao nono mês com 37 semanas de gravidez, reta final para o Bruno chegar! Desde o começo tive muitas dúvidas sobre o que levar na maternidade na malinha do bebê. A minha maternidade (Pro Matre) disponibiliza esta lista para ajudar, mas mesmo assim ainda tinha algumas dúvidas:

Enxoval do bebê

Macacão: 6 peças
Conjunto pagão ou body: 6 peças
Xale: 2 peças

Observações importantes:

Não utilizamos chupetas para o recém-nascido
A roupa do bebê é trocada após o banho, quando estiver suja ou quando a família solicitar
Utilizamos fraldas descartáveis em todos os bebês

Para começar, eu não sabia direito nem o que era “conjunto pagão” e nada como o Google para tirar as dúvidas para a gente! Então nessas eu aprendi muitas coisas. Coloquei na foto abaixo para ajudar quem tem as mesmas dúvidas que eu:

  • Body: esse acho que todo mundo conhece, aqui em casa optamos por levar os de manga cumprida, por que já vai começar a esfriar.
  • Pagão: complicado esses nomes hein? Rsrs. O conjunto pagão é esse que vem com o body a calça e a camisetinha para abotoar
  • Macacão: esse é o que vai por cima do body com a calça, normalmente se leva o macacão já com pezinho para o nene não sentir frio.
  • Calça: a calça também de preferência deve ter o pezinho, tem umas que já tem ele e outras que tem uma espécie de “vira” que depois você pode usar com ou sem pezinho

Untitled-2

 

 

Na Pro Matre não se leva nada descartável como fraldas e absorventes, eles fornecem tudo lá por causa da contaminação hospitalar. Também não pode levar toalhas, nada disso é necessário nem para o bebê e nem para a mãe. Portanto, é sempre bom saber o que é permitido e o que não é na sua maternidade.

Você normalmente fica de 3 a 4 dias dependendo do seu tipo de parto, sendo 3 dias para parto normal e 4 para cesária, então nessa continha ai precisa ter pelo menos 6 trocas de roupa para o bebê, mas um conjunto de roupa trata-se da combinação: body + calça (dessa de pezinho) para colocar primeiro e em cima o macacão (de pezinho também). A gente acha que vai cozinhar o bebê com tanta roupa, mas na verdade eles sentem muito mais frio que nós então precisam estar sempre muito bem agasalhado. Então para cada troca são 3 peças de roupa: body, calça e macacão.

Eu arrumei a malinha do Bruno da seguinte forma:

17800318_10154458766534646_2901099141557020872_n

  • 3 saquinhos de roupa, sendo 2 conjuntos completos para cada dia em cada um. Deixei marcado “Primeiro dia”, “Segundo dia” e “Terceiro dia” para facilitar a vida das enfermeiras. Eu optei por não ter saída de maternidade (coisa minha, acho desnecessário), ele vai sair com uma roupa normal! Rsrs. Mas caso você vá usar, é legal também deixar separado e anotado para que ele saia com a roupa que você quiser.
  • Mantas: como parece que vai esfriar (cadê esse frio?) separei duas mantinhas, na verdade um é um cobertorzinho mais quentinho e a outra é uma mantinha dessas de crochê.

Teoricamente esses itens acima já são os itens do enxoval do bebê porém eu adicionei algumas coisinhas, nunca é demais:

  • Gorrinho e Luvinha: to achando que esse bebe vai nascer no Alaska, não decidimos ainda se vamos usar luvinha mas vamos levar mesmo assim, então separei as 3 que temos e coloquei em uma necessaire. Também coloquei 3 gorrinhos caso tenha necessidade.
  • Paninho de Boca: estou levando 3 paninhos de boca, provavelmente não serão usados, mas pensei no “vai que” precisa no caminho para casa, ou algo parecido.
  • Lencinho Umedecido: estou levando um pacote também, com certeza não será usado mas estou levando na contenção, vai que precisa no caminho, precisa limpar algo, sei lá.

As coisas que não estou levando são: chupeta (optamos por não dar nos primeiros 10 dias por orientação do pediatra e por escolha nossa também), mamadeira, álcool gel (esse o hospital tem de sobra rsrs), produtos de higiene, fralda descartável e fraldas de pano (as fraldas de pano ele usa a partir de aproximadamente 4kg, então vamos precisar esperar um pouco para usar) e meias (como já tem os pezinhos da roupa tem grande possibilidade de perder as meias, então não vou levar).

Ah! Sobre o tamanho das roupas, estou levando tudo RN, nada maior que isso! Ai vem os palpiteiros “Ah mas RN não usa quase nada!”. Minha resposta para esse comentário é sempre: não é só o RN que “perde rápido”, mas todas as roupas pelo menos até os 6 meses, gente a criança está em fase de crescimento, isso não é exclusividade de peças RN são de todas, você não vai usar por mais de 1 mês. Eu quis levar tudo RN para nada ficar grandão nele, por que ai fica manga imensa, calça sobrando, não gosto, prefiro usar de acordo com o tamanho dele. RN USA SIM! Um exemplo que temos em casa, minha sobrinha, nasceu com 3,3Kg e 52 cm e usou bastante RN, e essa é normalmente a média de um bebê.

mala_maternidadeMuita gente me perguntou onde comprei a minha mala de maternidade, comprei esse conjunto todo em uma feira chamada Pitanga, maravilhosa por sinal. A fotos foi tirada do Instagram da loja! Quase tudo do Bruno e do quarto dele compramos dessas feiras  de coisas “Handmade” e também coisas feitas por mães. Apoiamos muito todo esse tipo de trabalho, até por que eu costuro, bordo e é um prazer imenso prestigiar. As meninas que vendem também são uns amores, a loja chama Beterraba. E elas também tem um Instagram lindo: @Beterraba

Recomendo de olhos fechados! O meu conjunto é esse ai da foto, vem a mala de viagem/maternidade, a bolsa do dia a dia e 3 necessaires.

Esses foram os macacões que escolhemos para levar e também os itens extras que estão na mala:

maternidade_01

maternidade_02
maternidade_03Depois conto como foi a experiência! =)

Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.